Bruxismo: suas causas e sintomas

bruxismo

Bruxismo é definido pela Academia Americana de Dor Orofacial como uma atividade parafuncional que inclui o ranger, apertar ou esfregar os dentes entre si, podendo acontecer durante o dia ou à noite.

O bruxismo é uma doença que merece atenção, pois pode provocar desgaste nos dentes, dor na musculatura, dores de cabeça e até acarretar doenças periodontais.

É difícil para o paciente perceber essa doença exatamente pelo fato do ranger os dentes ocorrer normalmente durante o sono, muitas vezes o paciente é alertado por algum familiar próximo, ou quando surgem complicações nos dentes.

As causas do Bruxismo ainda não são totalmente conhecidas, elas podem variar de caso a caso, o paciente pode apresentar problemas emocionais, alinhamento anormal dos dentes, problemas com sono, refluxo, dentre outros.
Qualquer pessoa pode vir a ter o bruxismo, não existe uma relação com a faixa etária do paciente.

Os sintomas podem ser diversos, mas são divididos entre sintomas de origem muscular (dores de cabeça, zumbido no ouvido, sensação de aperto na garganta limitação na abertura da boca, etc); e os sintomas de origem articular (estalos na articulação, luxação, estalo no pescoço).

Assim que o paciente tenha a desconfiança de ter Bruxismo, deve procurar um dentista especialista no assunto, assim ele pode analisar a intensidade do problema e o melhor tratamento. Dependendo do caso, pode ser utilizado placas interoclusais, toxina botulínica, remédios e até terapia para controlar o stress, ansiedade e tensão psicológica.
O paciente que apresenta o bruxismo deve visitar constantemente o dentista para que assim evite maiores danos.

Se você apresenta algum desses sintomas, marque uma consulta com um de nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas.
Tel: (11) 5572-1176 / Whatsapp: (11) 95981-0929

#odontoespaco #dentista #odontologiapersonalizada #bruxismo #saudebucal #qualidadedevida

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe uma comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *