Principais dúvidas sobre ortodontia lingual

ortodontia lingual

Um sorriso bonito e esteticamente perfeito é o objetivo de muitas pessoas. Por isso a tecnologia na ortodontia vem avançando cada vez mais. A chamada ortodontia invisível vem sendo cada vez mais procurada por pessoas que querem fazer um tratamento ortodôntico, mas sem o incômodo de ter os braquetes expostos sempre que der um sorriso. Por isso mesmo desenvolveu-se o aparelho lingual, que consiste na colocação dos braquetes no lado interno dos dentes – o lado lingual, por isso o nome.

Que tal conhecer mais sobre o assunto? A Odonto Espaço separou algumas dúvidas comuns para esclarecer!

Qualquer pessoa pode usar aparelho lingual?

Se você tem a necessidade de corrigir a posição dos dentes pode optar pela ortodontia lingual. A correção feita com aparelhos linguais pode ser até mais rápida devido à própria mecânica do aparelho. As indicações e contraindicações são as mesmas dos demais aparelho otodonticos fixos.

O aparelho lingual causa lesões na língua?

Um desconforto inicial pode ocorrer com o uso de qualquer aparelho ortodôntico. Existe um incomodo inicial, porém, é passageiro, é necessário apenas um período de adaptação. O aparelho lingual é uma técnica de alta tecnologia, onde os bráquetes são colados na face interna dos dentes, tendo seus braquetes feitos com bordas totalmente polidas e arredondadas, logo, evita lesões.

O tratamento com ortodontia lingual é mais demorado?

Na verdade, o que faz demorar mais ou menos o tratamento ortodôntico é a maior ou menor oclusão que irá ser corrigida, e não a técnica escolhida para resolver o problema.  Em alguns casos a correção ortodôntica com o uso do aparelho lingual, poderá ser mais rápida uma vez que é uma tecnologia nova e mais moderna.

A higiene bucal fica mais difícil com o aparelho lingual?

Qualquer aparelho ortodôntico, seja convencional ou lingual, vai exigir mais cuidados no momento da limpeza oral. Procure usar escovas interdentais e fio dental mais resistentes ao rompimento e ao desfiamento. Assim fica mais fácil passar pelo tratamento de forma tranquila e saudável.

O aparelho lingual causa dificuldades na fala?

Da mesma forma que é necessário um período de adaptação para que se passe o incômodo causado pelo novo aparelho, também há um período de adaptação para a fala. Palavras iniciadas principalmente pela letra “S” podem soar um pouco estranhas a princípio. Porém, passado o tempo de adaptação, a fala volta ao normal, ou, na esta dificuldade na fala pode nem ocorrer.

Entre em contato com nossa equipe e tire todas as suas dúvidas em relação ao tratamento!

#odontoespaco #odontologiapersonalizada #dentista #aparelhoinvisivel #ortodontialingual #aparelholingual

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe uma comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *