Mitos e Verdades Sobre Prótese Dentária

Protese Dentaria

Uma das soluções para recuperar seu sorriso após a perda de um ou mais dentes é a prótese dentária. Muito se fala sobre esse “acessório”, mas afinal como ele funciona? A prótese consiste na substituição parcial ou total dos elementos que estão faltando na cavidade dentária. Além de parciais ou totais, elas também poderão ser móveis ou fixas.

A prótese dentária é uma alternativa para a perda de dentes, no entanto, muitas pessoas se sentem inseguras com essa opção, acreditando que não se adaptarão à prótese ou que não terão um aspecto natural. Pensando nisso a Odonto Espaço resolveu desvendar alguns mitos e verdades acerca desse assunto.

 

É possível comer normalmente com a prótese?

VERDADE. Usar prótese dentária não é sinónimo de deixar de saborear alguns alimentos ou falar como antes. É tudo uma questão de prática e habituação. Depois do período de adaptação, o paciente já se sente confortável para comer normalmente.

A prótese é personalizada e exclusiva?

VERDADE. Sim, a prótese é confeccionada a partir de um molde da boca do paciente, proporcionando o máximo conforto durante a mastigação e fala.

A prótese dentária deixará meu sorriso artificial?

MITO. Hoje em dia a prótese é personalizada. É possível até escolher melhor a cor das gengivas e utilizar dentes com materiais mais estéticos.

A manutenção da prótese deve ser feita pelo dentista?

VERDADE. Qualquer desgaste ou quebra da prótese deve ser reparada pelo dentista, que utilizará os materiais próprios para a manutenção. Não é indicado o uso de colas normais para fixar nenhum elemento.

As próteses dentárias duram para sempre?

MITO. É verdade que a duração das próteses dentárias é prolongada, mas isso não significa que sejam indestrutíveis. Apesar de serem resistentes, as próteses podem sofrer desgastes se não forem cuidadas corretamente.

É preciso visitar o dentista periodicamente?

VERDADE. Durante as visitas é possível verificar se a prótese está devidamente ajustada à boca, além de controlar a sua higienização e manutenção. De 6 em 6 meses a prótese dentária deve ser avaliada e se necessária ajustada, mas o dentista que acompanha o tratamento irá indicar o tempo adequado para cada caso.

 

Agora que você já conhece todos os mitos e verdades sobre as próteses dentárias, entre em contato com a Odonto Espaço!

#odontoespaco #odontologiapersonalizada #dentista #mito #verdade #protesedentaria

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe uma comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *