Aparelho Lingual


O que é Aparelho Lingual?

A chamada ortodontia invisível vem sendo cada vez mais procurada por pessoas que querem fazer um tratamento ortodôntico, mas sem o incômodo de ter os braquetes expostos sempre que der um sorriso.

Por isso mesmo desenvolveu-se o aparelho lingual, que consiste na colocação dos braquetes no lado interno dos dentes – o lado lingual, por isso o nome. Um sorriso bonito e esteticamente perfeito é o objetivo de muitas pessoas. Por isso a tecnologia na ortodontia vem avançando cada vez mais.

 

Vantagens do Aparelho Lingual

Pelo fato de o aparelho lingual ser invisível são muitas as vantagens que ele apresenta, como o fato de não projetar os lábios para a frente, não deixar visíveis os resíduos das refeições ou não comprometer o sorriso. Mas, além dessas, existem outras, como:

  • Tratamentos em paralelo: é possível realizar outros procedimentos estéticos enquanto se utiliza o aparelho lingual, como troca de cor de restaurações ou clareamentos.
  • Atletas: o aparelho lingual oferece mais conforto e segurança para os atletas, uma vez que não haverá o atrito entre os braquetes do aparelho ortodôntico e o lado interno da boca em possíveis contatos físicos.
  • Mais rapidez no tratamento: os braquetes se encontram mais próximos uns dos outros no aparelho invisível. Por esse motivo, o tempo de tratamento pode ser menor do que com aparelhos convencionais.
Moça sorrindo, exemplificando os dentes corrigidos com o aparelho lingual.

Dúvidas sobre o Aparelho Lingual

  • O aparelho lingual causa lesões na língua? Atualmente os aparelhos invisíveis possuem em seus braquetes pontas polidas e arredondadas. Por esse motivo, ele pode causar um leve incômodo nos primeiros dias de tratamento. Mas, passado o período de adaptação, não há mais nenhum tipo de incômodo.
  • O aparelho invisível causa dificuldades na fala? Da mesma forma que é necessário um período de adaptação para que se passe o incômodo causado pelo novo aparelho, também há um período de adaptação para a fala. Palavras iniciadas principalmente pela letra “S” podem soar um pouco estranhas a princípio. Porém, passado o tempo de adaptação, a fala volta ao normal.
  • A higiene bucal é mais difícil? Existem escovas próprias para aparelhos linguais. Por isso, dependerá do paciente a manutenção do aparelho, que não tem nenhum grau de dificuldade. Além disso, por estar no lado lingual dos dentes, haverá ainda ajuda da saliva, que é mais abundante do que na frente dos dentes, e também da própria língua na limpeza dos dentes. Porém, assim como no aparelho tradicional, é necessário que o paciente faça uma limpeza no consultório com seu dentista pelo menos uma vez a cada três meses.

A ortodontia lingual é um tratamento muito discreto, onde a estética é incontestável comparada a outros tipos de aparelhos, pois não compromete o sorriso. Nos aparelhos linguais os bráquetes são colocados na face interna dos dentes, ou seja, em contato com a língua. O tempo de uso do aparelho lingual é semelhante aos aparelhos tradicionais.

Vantagens do aparelho lingual:

  1. Não projeta os lábios para frente.
  2. Os resíduos das refeições não ficam visíveis.
  3. Não compromete o sorriso.
  4. É possível realizar o clareamento ou estética dental durante o uso do aparelho.
  5. Oferece conforto e segurança para atletas.
Moça sorrindo, exemplificando os dentes corrigidos com o aparelho lingual.

Entre em contato e agende uma consulta