Odontologia do Esporte


O que é Odontologia do Esporte?

A Odontologia do Esporte, tem como base a compreensão das especificidades requeridas no atendimento ao atleta de alto rendimento. Visa somar com as demais áreas do conhecimento que já se direcionam ao esporte (medicina esportiva, fisioterapia do esporte, psicologia do esporte e fisiologia do exercício). Tem como suporte a Academia Brasileira de Odontologia do Esporte (Abroe), que trabalha com constantes pesquisas científicas e comprovações clínicas feitas por uma comissão científica composta por especialistas para guiar sua evolução e capacitação em diagnósticos e tratamentos.

 

Especialidade da Odontologia do Esporte

Além do desenvolvimento do protetor bucal, a especialidade conta com um cirurgião-dentista. Ele que tem como objetivo investigar, prevenir, tratar, reabilitar e compreender a relação entre as doenças da cavidade bucal e o desempenho dos atletas profissionais e amadores, buscando propostas para melhorar o rendimento esportivo e prevenir lesões.

Dentre os problemas que influenciam no desempenho dos atletas, podemos citar:

  • Presença de doenças infecciosas;
  • Perda dentária, maloclusões severas (o alinhamento anormal dos dentes superiores e inferiores);
  • Erosão causada por uso indiscriminado de isotônicos;
  • Respiração bucal, desordens temporomandibulares e o traumatismo dentários.

*Estes problemas são diagnosticados e tratados levando em consideração as particularidades de cada atleta.

Imagem com homem andando de bike, em um ambiente externo, exemplificado a especialidade de odontologia do esporte.

A especialidade também é responsável pela detecção de doping pela saliva, pela orientação aos treinadores, técnicos e dirigentes quanto os procedimentos de urgência e uso de acessórios de proteção indicados, e por promover campanhas de conscientização e prevenção da saúde bucal para atletas (um problema muito comum nos esportes passíveis de contato são os traumatismos orofaciais, devido ao não uso ou uso inadequado do protetor bucal).

Se a saúde bucal do atleta não anda bem, em alguns casos nota-se a queda do seu rendimento. Por isso, é importante manter o acompanhamento de um dentista e realizar exames periódicos. Estes permitem diagnosticar o mais rápido possível uma irregularidade ou uma infecção e dar início ao tratamento.


Entre em contato e agende uma consulta