Odontopediatria



O que é Odontopediatria?

Odontopediatria é uma especialidade da odontologia que tem como objetivo diagnosticar, prevenir, tratar e cuidar dos problemas bucais de bebês, crianças, adolescentes e gestantes.

 

Como funciona a Odontopediatria?

Para as gestantes, indica-se a ida a um odontopediatra antes ou logo que engravidar. O profissional orientará sobre os cuidados a serem tomados desde o nascimento do bebê até o surgimento dos primeiros dentinhos. O odontopediatra irá diagnosticar e cuidar de possíveis problemas bucais encontrados na mãe antes da gravidez. Assim, evitando que ela faça uso de antibióticos e anti-inflamatórios durante a gestação.

Quando bebê, indica-se a ida ao odontopediatra para o acompanhamento do surgimento dos primeiros dentes de leite e da troca para os dentes permanente. Nesses casos, a odontopediatria fornece medidas preventivas e tratamento precoce de doenças e alterações orais que podem vir a prejudicar a mastigação, fala e deglutição do bebê.

Já o tratamento para crianças requer um cuidado especial, exigindo maior atenção e psicologia para que a visita não seja transformada em uma experiência negativa. Esse trabalho é muito importante, pois pode ajudar a criança a superar um medo já existente, aceitando o tratamento dentário. Os hábitos estabelecidos na infância são mais fáceis de manter posteriormente. Por isso, quanto mais cedo for o contato com o dentista, melhor será a relação entre eles, sem criar fobias na criança.

Imagem com uma criança sorrindo, ao ar livre, e chapéu, exemplificando a especialidade de odontopediaria.

Tratamento

O tratamento odontopediátrico preventivo acompanha o indivíduo desde a fase bebê até a adolescência. Compreendendo a saúde oral como parte integrante da saúde de cada um, exigindo cuidados precoces. Por isso, garanta o acompanhamento de seu filho desde cedo. Quanto antes iniciarmos esse cuidado, mais efetivos serão os resultados e melhor a adaptação ao consultório odontológico. Recomendamos que crianças e adolescentes visitem o dentista a cada 6 meses para prevenir cáries e outros problemas bucais.


Entre em contato e agende uma consulta